A importância do Terceiro Setor na evolução da administração pública no Brasil

Esta nova ordem tem as seguintes características:

predomínio da ação comunitária sobre a ação estatal; substituição do predomínio do Estado pela hegemonia do interesse social e o surgimento de novas instituições sociais. Ao invés do Estado máximo, que tudo pode, aparece a força da comunidade que, de forma atuante e firme, incita e mobiliza a sociedade.

 

Nesta nova situação, surgem as entidades de direitos civis, organizações não governamentais, agências de desenvolvimento, órgãos autônomos da adminis-tração pública descentralizada, fundações, instituições sociais das empresas, públicas ou privadas e as entidades filantrópicas, compondo um conjunto de agentes denominado de Terceiro Setor, que através de suas ações promovem cidadania, educação e saúde de qualidade.

Uma nova ordem social está surgindo no mundo. A falência do Estado, com a idéia errônea de que o poder público poderia sozinho regular e prover os serviços para a população, está dando lugar a um outro setor, numa gigantesca reforma nas relações entre o Estado, as empresas e a sociedade civil.

 © 2019 by FCCV